Marcelo Mendo Gomes de Souza

Sócio Titular
OAB/MG 45.952
marcelo.mendo@mendodesouza.com.br

Área de atuação

Advogado especializado em Direito Minerário, Ambiental, Administrativo, Regulatório e Empresarial. Mestre em Direito Administrativo pela Faculdade de Direito da UFMG. Professor de Direito Minerário da Pós Graduação em Regime Jurídico dos Recursos Minerais da Faculdade de Direito Milton Campos MG.

Coordenador do Núcleo  Jurídico do Centro de Estudos Avançados em Mineração – CEAMIN e Membro da Comissão Jurídica do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). Autor de Direito Minerário e Meio Ambiente (Editora Del Rey, 1995); Autor de Fechamento de Mina - Revista Brasil Mineral (2004); Coordenador e co-autor de Direito Minerário Aplicado (Mandamentos Editora, 2003 e 2ª tiragem 2009); Co-autor de Direito Ambiental: Enfoques Variados (Lemos & Cruz, 2004); Coordenador e co-autor de Direito Minerário em Evolução (Mandamentos Editora, 2009); Coordenador e co-autor da obra Compensação Financeira pela Exploração dos Recursos Minerais – CFEM (Editora Del Rey, 2011); Co-autor de Direito Minerário: Estudos – Editora Del Rey – 2011; Co-autor de Setor Mineral: Rumo a um novo Marco Legal” – Câmara dos Deputados – Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica, Co-autor de Mineração e Meio Ambiente – análise jurídica interdisciplinar – (Editora Lumen juris, 2017).

 

Andréa Viggiano Gonçalves

Sócio Titular
OAB/MG 45.943
andrea.viggiano@mendodesouza.com.br

Área de atuação

Advogada especializada em Direito Processual Civil, Civil, Ambiental e Minerário.

Membro do Núcleo Jurídico do Centro de Estudos Avançados em Mineração – CEAMIN e da Comissão Jurídica do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). Co-autora de Direito Minerário em Evolução (Mandamentos Editora, 2009); e co-autora de Compensação Financeira pela Exploração dos Recursos Minerais – CFEM (Editora Del Rey, 2011). Fluente no idioma inglês.

Daniel Ribeiro Pettersen

Sócio Titular
OAB/MG 60.225
daniel.pettersen@mendodesouza.com.br

Área de atuação

Advogado especializado em Direito Comercial, Civil, Societário, Contratual, Minerário.

Professor de Direito Minerário do Curso de Pós Graduação em Regime Jurídico dos Recursos Maneirais da Faculdade de Direito Milton Campos MG. Professor de Direito Civil da Faculdade FEAD. Membro do Núcleo Jurídico do Centro de Estudos Avançados em Mineração – CEAMIN e da Comissão Jurídica do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). Membro do Instituto Britânico de Direito Comparado. Foi assessor jurídico em Direito Administrativo e Licitação da Diretoria-Geral do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. Co-autor de Direito Minerário em Evolução (Mandamentos Editora, 2009); e Co-autor de Compensação Financeira pela Exploração dos Recursos Minerais – CFEM (Editora Del Rey, 2011). Fluente no idioma inglês. 

 

Maurício Pellegrino de Souza

Sócio Titular
OAB/MG 89.834
mauricio.pellegrino@mendodesouza.com.br

Área de atuação

Advogado, professor dos cursos de Pós-graduação em Regime Jurídico do Aproveitamento de Recursos Minerais e em Direito Ambiental da Faculdade de Direito Milton Campos.

Membro da Comissão de Direito Minerário da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais.  Foi advogado especialista na área de mineração da Vale S.A. Membro do Núcleo Jurídico do Centro de Estudos Avançados em Mineração – CEAMIN e da Comissão Jurídica do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). Co-autor de Direito Minerário em Evolução (Mandamentos Editora, 2009); e co-autor de Compensação Financeira pela Exploração dos Recursos Minerais – CFEM (Editora Del Rey, 2011).

Co-cordenador da obra  Estudo de Direito Minerário realizado pela Comissão de Direito Minerário da OAB/MG (Editora Del Rey, 2011). Fluente no idioma inglês.